quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Poesia bordada: Café Igaraí


As peças feitas à mão do projeto Café Igaraí têm, como tema, a bebida em si e toda sua produção, a partir do plantio, no interior paulista.

Ramos da planta, com frutos e flores delicadamente bordados em guardanapos e toalhas de mesa, tudo combinando, na exata medida, realismo e poesia, com técnica esmerada.

A grande surpresa da linha de artesanato Café Igaraí, porém, ocorre quando se olha nos rostos e se vê as mãos – fortes, marcadas, calejadas – das artesãs habilidosas responsáveis por esta produção singular. Hoje, agulhas, linhas, tesouras, tecidos, pincéis, ocupam o lugar do instrumento de trabalho que carregaram durante anos, até bem pouco tempo atrás: a enxada, a pá, os balaios para colocar os grãos colhidos, com mãos nuas, na “panha de café”, como se referem à colheita.
O projeto Café Igaraí reúne, neste momento, 13 mulheres, a maioria ex-lavradoras, ou de famílias que trabalham na lavoura de café, e que dominam técnicas de artesanato passadas de mãe para filha, como o bordado e o crochê. Tiveram aulas com o designer Renato Imbroisi e sua equipe, de São Paulo, que as orientou criando e desenvolvendo, em parceria com o grupo, produtos com identidade local, valor agregado e apelo comercial dirigido ao público apreciador do artesanato com design que se faz hoje no Brasil.
A produção de artesanato traz, para estas mulheres e suas famílias, geração de renda, inclusão social e auto-confiança, ao mesmo tempo que permite o resgate e o aprimoramento de conhecimentos tradicionais de artesanato. É uma parceria entre necessidades cotidianas materiais e emocionais, e preservação histórica.
Seria exagero dizer que o café corre nas veias destas ex-lavradoras, hoje artesãs; mas, sem dúvida, ele está plantado fundo em seus corações.

Texto extraido do site: www.cafeigarai.com.br

Nenhum comentário: